Resumo da Novela Império
A novela Império, exibida atualmente na edição especial, escrita por Aguinaldo Silva, em 2015, recebeu o Prêmio Emmy Internacional de melhor telenovela.
A primeira fase da novela se passou em 1980, e foi marcada principalmente pelo romance entre José Alfredo (Chay Suede) com sua cunhada, Eliane, personagem da atriz brasileira Vanessa Giácomo.
No entanto, sua irmã, Cora (Marjorie Estiano), ao descobrir que sua irmã está grávida, arma um plano para separar os dois, e José Alfredo acaba indo embora.
Ao correr o mundo, José Alfredo conhece Sebastião (Reginaldo Faria), que o convida para trabalhar na exploração de pedras preciosas.
No entanto, Sebastião morre e José Alfredo vai para a Suíça, por instrução de Sebastião. Foi então que conheceu Maria Marta (Adriana Biroli) e por conta do seu sobrenome, acabou se casando com ela.
Também vai conhecer Maria Joaquina (Regina Duarte), uma empresária portuguesa que o introduz no mercado de contrabando de pedras preciosas.
Segunda fase da novela Império
A segunda fase tem início em 2014, e o personagem de José Alfredo é interpretado por Alexandre Nero, um milionário, dono da empresa Império, sendo chamado de Comendador.
Casado mais por aparência com Maria Marta, atriz da globo Lília Cabral, tiveram três filhos: Maria Clara (Andreia Horta), designer de joias, José Pedro (Caio Blat), que faz tudo para assumir a empresa, e o problemático João Lucas (Daniel Rocha), um rapaz que só se mete em confusão.
José Alfredo é apaixonado por Maria Ísis (Marina Ruy Barbosa), quem carinhosamente chamava de “Sweet Child”.
O comendador, que era muito místico, mantinha escondido no Monte Roraima um talismã, no entanto, Maria Marta o roubou e ele acredita que a partir daí tudo passou a dar errado.
Todo seu passado veio à tona, ao encontrar Cristina (Leandra Leal), filha do seu grande amor, personagem da atriz de novelas Vanessa Giácomo, que acreditava ser sua sobrinha, mas por pressão de Cora, acabou a reconhecendo como filha.
Nesse meio tempo, surge Maurílio (Carmo Dalla Vecchia), filho de Sebastião, que voltou para vingar a morte de seu pai. Reúne informações e entrega um dossiê a Téo Pereira (Paulo Betti), um jornalista inescrupuloso.
Ao publicar o passado de José Alfredo, o denunciando por contrabando, ele forja sua própria morte para não ser preso, e após alguns dias reaparece para sua Maria ísis.
Enquanto isso, Cristina assume a direção da empresa, e faz de tudo para reerguer o Império.
A própria Maria Marta acaba o incriminando, e ele é preso. Depois de prestar as contas com a justiça por conta de sua falsa morte, inventa que teve uma amnésia e é solto.
O Comendador descobre que o mordomo, na verdade, é ex-marido de Maria Marta, e o expulsa de casa.
José Pedro, o primogênito, ambicioso e como não conseguiu conquistar a presidência da empresa, rouba o dinheiro da sua própria família, e quando José Alfredo descobre, declara guerra ao filho.
Então José Pedro se uniu com Silviano e Maurílio e acabou matando o próprio pai.
Após a morte do comendador, João Lucas assume a presidência do Império, e passados oito anos, a família de José Alfredo cresce, e ao se reunirem para a tradicional foto de família, José Alfredo reaparece, apenas os observando de longe.