Prêmio Queer
O festival de cinema ‘Queer Lisboa’, de temática homossexual, premiou neste sábado o filme ‘A Novela das 8’ com o prêmio de melhor atriz feminina, entregue de forma conjunta às atrizes Claudia Ohana e Vanessa Giácomo.
Segundo o júri do festival, que reunia filmes da Espanha, Chile, Uruguai e Cuba nesta categoria, as atrizes agraciadas representam forças opostas em um filme centrado na telenovela, ‘a alma de uma expressão da cultura popular do Brasil’.
O filme, dirigido por Odilon Rocha, é ambientado no contexto da ditadura militar anos 70, quando as discotecas ganhavam espaço na novela ‘Dancin Days’.
Além do prêmio no ‘Queer Lisboa’, o longa ‘A Novela das 8’ também levou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Cinema do Rio de Janeiro 2011 e de melhor filme no Festival de Cinema LGBT de Turim 2012.
O prêmio de melhor filme da 16ª edição do ‘Queer Lisboa’ foi para o filme americano ‘Keep the Lights On’, de Ira Sachs. No prêmio de melhor ator, o festival, também de maneira conjunta, elegeu Thure Lindhart (‘Keep the Lights On’) e Deon Lotz, protagonista da produção sul-africana ‘Beauty’, de Oliver Hermanus.
O festival ‘Queer Lisboa’, que será encerrado neste domingo com a exibição dos filmes premiados, apresentou sete filmes brasileiros em suas categorias.
O brasileiro João Federici, comissário e diretor artístico do Festival Mix Brasil da Cultura da Diversidade, foi um dos membros do júri internacional do festival.
Em entrevista à Agência Efe, Federici declarou que os festivais de temática ‘LGTB’ (lésbica, gay, transexual e bissexual) serão necessários enquanto existirem agressões e discursos homofóbicos e ‘confusão’ com tratamentos estereotipados.
Matéria publicada primeiro em: http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2012/09/claudia-ohana-e-vanessa-giacomo-levam-premio-de-melhor-atriz-em-festival-gay.html