Página Sobre Mim Vanessa Diacomo Atriz

Resumo da Novela Gabriela

Novela Gabriela

Resumo da Novela Gabriela

A novela Gabriela, exibida pela Rede Globo, foi inspirada na obra “Gabriela, Cravo e Canela” de Jorge Amado.

Escrita por Walcyr Carrasco, entre outros colaboradores, contou com a participação de Juliana Paes, Humberto Martins, a atriz brasileira Vanessa Giácomo, Antônio Fagundes, Ivete Sangalo e muitas outras celebridades.

As cenas foram gravadas em São Raimundo Nonato e Caracol, no estado do Piauí, e em Canavieiras, na Bahia.

Enredo da Novela Gabriela

A novela Gabriela se passa em 1925, época em que Gabriela (Juliana Paes), uma moça que chamava a atenção por sua beleza, foge do sertão nordestino em direção à Ilhéus, e consegue um emprego como cozinheira no bar de Nacib (Humberto Martins).

Muito sensual e ao mesmo tempo ingênua, acaba vivendo um romance com Nacib. No entanto, sua beleza e seu talento na cozinha começaram a atrair os mais ricos e influentes homens da cidade.

Só que, para Gabriela, o mais importante era sua liberdade, e ao Nacib decidir se casar com ela, tenta transformá-la em uma dama da sociedade, tarefa um tanto complicada.

Paralelo a isso, Zarolha (Leona Cavalli), apaixonada por Nacib, tenta por tudo atrapalhar o romance dos dois.

A trama também se passa no Bataclã, o bordel mais conhecido da cidade, administrado por Maria Machadão (Ivete Sangalo), que recebia grandes figurões e apresentava shows de música, dança e jogos de azar.

Entre os frequentadores do Bataclã, Tonico Bastos (Marcelo Serrado), o tabelião de notas da cidade, embora casado, sua mulher não sabe que o marido se envolve com outras mulheres, e também é apaixonado por Gabriela.

Assim como é comum em novelas que se passam  no interior da Bahia, há uma briga política entre o Coronel Ramiro Bastos (Antônio Fagundes) e Mundinho Falcão (Mateus Solano).

Enquanto Mundinho Falcão queria modernizar a cidade, o coronel quer continuar mandando em tudo.

Para complicar ainda mais a história, Mundinho se apaixona por Gerusa (Luiza Valdetaro), neta justamente de Ramiro.

Outro núcleo da novela Gabriela conta a história de Malvina Tavares, a atriz de novelas Vanessa Giácomo, uma revolucionária, que é totalmente contra ser submissa a um marido e se casar.

Por conta de uma desilusão amorosa, Malvina, atriz da Globo Vanessa Giácomo, acaba se envolvendo com um homem casado, Rômulo Vieira, personagem de Henri Castelli.

Uma tragédia tomou conta da cidade, quando Dona Sinhazinha (Maitê Proença) acaba sendo assassinada por seu marido, Coronel Jesuíno Mendonça (José Wilker), ao ser pega na cama com seu amante, o dentista Osmundo Pimentel (Érik Marmo).

Por fim, a moça Lindinalva (Giovanna Lancellotti), acaba sendo expulsa de casa por desobedecer seu noivo e busca abrigo no Bataclã, onde se torna uma das prostitutas.

Porém, se envolve e se apaixona por um de seus clientes, Juvenal Leal (Marco Pigossi), que luta contra tudo e todos para ficar com ela.

Embora a novela Gabriela tenha se passado em uma época muito longínqua, a trama é bem real, tratando de relacionamentos amorosos, a busca das mulheres por independência e a luta pelo poder.

Se você ainda não viu, vale a pena acompanhar!